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Uso de acionadores como mouse e Visual Class

Atualizado: 28 de abr. de 2020


Na oficina realizada com educadores em Sorocaba, foi possível experimentar a navegação via Web com os pés.

Foram testadas aplicações que não são acessíveis e o software de autoria Visual Class para criação de atividades elaboradas por educadores participantes do curso de Educação Inclusiva e Acessibilidade com as tecnologias digitais.

Os acionadores foram prototipados com o Greg Maker, de modo que os educadores discutiram possibilidades pedagógicas de uso destes recursos com estudantes com deficiência.

" Como utilizar o computador com uma pessoa cega, quando o software não é acessível e não possibilita a navegação por teclas?", perguntou uma educadora presente.

Essa situação é possível por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas e que valorizem a colaboração em grupo.

- Os estudantes devem participar de um mesmo projeto pedagógico, dividindo responsabilidades para conclusão da tarefa com êxito;

- A atividade pode ser realizada por meio de acionadores, com a parte do corpo que for mais fácil para cada estudante. Pode ser que sejam as mãos, os pés , a cabeça ou ainda outra alternativa a ser descoberta;

- Se o estudante for cego, os demais podem ajudá-lo fazendo a audiodescrição, ou seja descrevendo o que há na tela. Deve-se apenas tomar o cuidado para não ler as respostas ou facilitá-las demais. Se a tela mostra uma figura e pede para relacioná-la a um número, a leitura do número não poderá ser feita, pois isso induziria a resposta. Assim, os estudantes podem ser orientados a produzir a equivalência sonora (bater palmas na quantidade mostrada), por exemplo.

- O uso de acionadores como forma de substituir o mouse, em ambientes não acessíveis, também pode ser feito com ajuda da audiodescrição dos colegas, indicando passos para cima, baixo ou a direita até que o usuário possa atingir o objetivo. Essa estratégia pode ainda envolver todo o grupo na realização das atividades.

Orientações sobre como produzir atividades no Visual Class em uma perspectiva inclusiva, bem como modelo de storyboard para planejamento prévio, estão disponibilizadas a seguir. O material foi produzido pela educadora Mary Grace Andrioli, para curso ministrado no IFSP.

O Visual Class é um software de autoria que possibilita criar atividades acessíveis para a maior parte das situações. No caso de deficiência física e/ou comprometimento motor pode ser usado por meio de acionadores feitos com o Greg Maker, que o transformam em um mouse por meio de acionadores direcionais.

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